Fique fluente em inglês com o Sistema de Repetição Espaçada

Como o Método da repetição espaçada pode te ajudar a chegar a fluência no Inglês?

Você é do tipo que sofre para aprender inglês, ou qualquer outra disciplina, e quando consegue entender, finalmente! esquece tudo que memorizou depois de alguns dias?

Se a resposta é sim, bem vindo ao clube…dos Seres humanos…isso mesmo!

Nosso cérebro parece que foi feito para esquecer mesmo das coisas, principalmente o que, aparentemente não tem utilidade a médio e curto prazo no quesito memória.

Você, eu e todos desse planeta sofremos desse mal. É orgânico e natural então não se culpem.

O Doutor e o método

Hoje trago-lhes boas novas, mas não tão novas assim. Pois é, por que um médico alemão chamado Hermann Ebbinghaus que viveu no final do século XIX, acredite! descreveu a então chamada CURVA DO ESQUECIMENTO, e aí alguém colocou o nome dele nela e ficou: Curva do esquecimento de Ebbinghaus. Nada original, mas uma bela e justa homenagem.

Dr. Ebbinghaus e sua curva do esquecimento:

Desmontando a curva do esquecimento

O resultado e conclusão

Essa curva ilustra muito bem o que ele estudou, e ressalta a importância das revisões para se reter o conteúdo a medio e longo prazo, principalmente.

Ele chegou a essa conclusão testando um modelo com uso de cartas escritas no frente e verso (o que um dia chamamos de flashcards) e hoje os apps e softwares fazem perfeitamente bem. Nosso amigo testou um grupo de cartas com códigos alfa numéricos atribuindo valores e significados aos mesmos e assim que começava a revisar esses baralhos ele classificava sua lembrança em alguns níveis do tipo: bom, ok, ruim etc. e separava as cartas em cestinhas, de verdade! por que Smartphone só viria a ser inventado mais de 1 século depois.

Conforme ele ia estudando os cestos iam dizendo, de acordo com o grau de esquecimento, qual ele deveria revisar com mais frequência. tipo, 10 min, 1 dia, 4 dias, 10 dias e assim por diante.

A sacada de mestre!

A lógica do algoritmo desenvolvido por ele foi a seguinte: Quanto menos eu me lembro do significado dos padrões toda vez que eu me deparo com essa carta, mais rápido eu preciso revisar para poder me lembrar. ou seja em um espaçamento de tempo menor. por isso o nome repetição espaçada. A recíproca também é verdadeira, quanto mais positiva eu classifico a carta, como BOM, por exemplo, maior o espaçamento que farei a revisão dela. A grande sacada é que esse algoritmo te diz quando você deve ver a carta novamente para que ela não caia no esquecimento do gráfico e ao mesmo tempo dê aquele impulso na curva para fazer sua memória refrescar novamente e assim, consequentemente, não esquecer mais o que esta na carta!

Faz sentido não faz?!

E se a gente pudesse usar esse esqueminha de “cartas” para estudar INGLÊS???

E se eu disser que não só pode como muitos poliglotas já o fazem a tempos.

Eu não sou poliglota porém já o faço a mais de 6 anos e continuo praticando e indicando para todos os meus alunos.

Para estudo de uma língua como o Inglês esse método é muito poderoso, e aqui está uma razão muito contundente: Os chamados chunks of language ou pedaços da língua são informações que definem as características mais intrínsecas da língua, são elas: expressões, gírias, colocações, etc. Além disso, segundo alguns estudos da Universidade de Cambridge, os chunks tem se mostrado uma das maneiras mais eficazes e poderosas de se memorizar e praticar a língua inglesa.

Quer uma prova que você já sabia na prática o que são CHUNKS?

Complete a frase…THE BOOK IS…

…ON THE TABLE

FÁCIL NÉ? Parece bobo, mas aqui está a prova de que a repetição fez você memorizar esse PEDAÇO sem se questionar o que é verbo, preposição, artigo definido e nenhum tipo de estrutura gramatical complicado, não é verdade?

Eu costumo falar que as pessoas que brincam com o the book is on the table, quando alguém pergunta se elas falam inglês, ficaram fluentes em: the book is on the table. De tanto que falaram, é uma frase corriqueira.

E se você pudesse memorizar mais 100 frases como essa? se você conseguiu pela repetição com uma, por que não com 200, 300, que tal 1000 e que tal um baralho com 3000 a 5000 cartas revisando todos os dias. imagina o vocabulário que não ia conseguir alcançar???

Eu uso um app chamado ANKI, para praticar SRS, ele é grátis, tem a versão para PC, Mac, Android e IOS, podendo sincronizar seu baralho entre eles.

Existem milhares de programas de repetição espaçada, mas olha, eu recomendo esse pois foi o que melhor me adaptei para estudar, demonstrar para meus alunos e aplicar nos nossos cursos online também.

Abaixo eu vou deixar um vídeo meu explicando o passo a passo de instalação do ANKI no computador. É um conteúdo que está no nosso curso e somente nossos alunos tem acesso a ele. Hoje está aqui no nosso blog pra vocês que nos prestigiam com sua visita. Então aproveitem!!!

E se você curtir aqui, se inscrever no canal, compartilhar muito! eu volto com mais vídeos sobre como configurar da maneira correta, inserir cards e fazer as revisões, tudo em vídeo no YouTube, bem explicadinho.

combinado?

Comenta aqui embaixo também!

See you next time!

Até o próximo post!

Cheers!

 

 

Fontes:

Cambridge studies
pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Ebbinghaus

Tags: | | | | |

PARTICIPE DA MASTER CLASS "Turbine seu inglês com o ANKI e o ChatGPT"

AO VIVO! DIRETO NO ZOOM! GARANTA SUA VAGA!

Sobre o Autor

Joel Ajudarte
Joel Ajudarte

Formado em Letras-inglês e TEFL graduated. Especialista em aulas online e em métodos de aprendizado acelerado.

40 Comentários

Deixe um comentário